quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saúde Publica

Este tema foi abordado pela Professora Doutora em Saúde pública Ghislene Trigo que começou definindo conforme OMS (Organização Mundial da Saúde) que saúde é todo estado completo de bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. Fazendo uso de diversas linguagens.

Nesta VC foi abordado que os problemas de saúde pública estão associados às condições de moradia, saneamento básico, higiene, emprego e educação.

Salientou que a saúde publica praticamente inexistiu nos tempos da colônia e que a “medicação” era tratada por rezadeiras e curadeiras e mais tarde por boticários. Entrou também na questão da revoltas das vacinas e o preconceito sofrido por Osvaldo Cruz a sociedade não acreditava que uma doença poderia ser curada injetando o próprio vírus em sue organismo.

Abordou também que embora o Brasil já tenha dado um grande passo em relação à saúde publica pois já conseguimos praticamente extinguir doenças como malária, hanseníase, tétano,poliomielite ,sarampo e outras pestes. Ainda temos muito a fazer pois algumas doenças antigas como tuberculose, malaria e outras que surgiram como Aids, Dengue ainda nos assusta.
Comentou e mostrou índice de crianças que nascem e morrem antes de 2 anos de idade e a situação da saúde pública por etnia e estados que através desses gráficos podemos ter uma noção como está a saúde pública em diversas regiões do Brasil.

Englobou também outras questões que estão relacionados com a saúde pública que é o álcool,fumo , acidentes de trânsito , violência e outras drogas.
Enfim ficou clara a importância da educação na promoção da saúde.

Sandra de Sales
28/05/2008
Apoio Matemática

Nenhum comentário: