quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os mapas das Guerras

A videoconferência foi apresentada pelo Prof. Paulo Miceli que dissertou sobre a importância do uso dos mapas nas aulas de historia, nos alerta que os mapas são documentos ou melhor monumentos pelos quais podem verificar as raízes históricas dos conflitos humanos,estabelecidos no cenário do mundo ao longo dos séculos.
Esta videoconferência citou o pensamento de Lucien febvre:”A historia normalmente registra as mas ações das pessoas,os conflitos, as guerras,as rivalidades. As subjugações de culturas e até humanas” a fazendo uma análise desta frase acreditamos que é verídico o que Lucien cita pois a aulas de história deste dos tempos passados aborda justamente os fatos que ocorreram no país dando ênfase a conflitos,rivalidades de cultura e humanas.
Foi abordado como exemplo o mapa da África de 1914 que nos deu base para compreender como se podem utilizar os mapas nas aulas de história,também lembrou de Abraham Ortelius , cartógrafo flamengo de Antuérpia,século XVI, autor do primeiro atlas no qual representou a Terra conhecida, em mapas construídos segundo um sistema de projeção matemática.
Enfim a videoconferência destacou a importância da utilização dos mapas através do poema de Fernando Pessoa e da obra de Robert Burton e apresenta uma seqüência cartográfica que traça a importância geopolítica e estratégia dos mapas que nos serviu de exemplo de como a utilização dos mapas pode contribuir para a compreensão dos fatos históricos.
O prof. Paulo terminou a videoconferência desejando que “Todos nós encontremos o mapa da educação” que nos fez refletir sobre.

Nenhum comentário: