quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O trabalho no Brasil e no Mundo

Videoconferência apresentada por: Guiomar Namo Mello.

Esta videoconferência trouxe um tema muito interessante que embora vivêssemos neste mundo não prestamos atenção nas modificações ocorridas em relação ao campo de trabalho, até percebemos as mudanças mais não conversamos com os alunos sobre o assunto.
Acreditamos que os alunos não têm noção das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e a escola, é o melhor veiculo para alertar os alunos sobre esta questão, Mostrando aos alunos os impactos causados pela globalização e o avanço da tecnologia, fazendo refletir sobre as profissões que existiram antigamente e hoje foram banidas.
A sociedade pós- industrial pede um profissional capaz de adequar a qualquer situação e saber conviver com o diferente.
Enfim temos que conscientizar os alunos que é preciso ficar atento ao mercado de trabalho, é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho” .
A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que escolha, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.
A criatividade, aliada a ação, resulta em emprego. Isso é possível! E o aluno do Ensino Médio deve lembrar-se que a fórmula do sucesso é: atualização, informação, criatividade, solidariedade colaboração, cooperação e dinamismo.
O principal conselho que nos professores poderíamos dar ao jovem, hoje, é “abrir os olhos, se informar sobre o que está acontecendo a seu redor".
Estamos certos que o Governo está realizando ações para inserir jovens no mercado de trabalho e ainda criando condições para que nossos jovens tenham a oportunidade de refletir sobre esse assunto na escola, pois, já entenderam que somente a Educação é capaz de mudar.

Nenhum comentário: