sexta-feira, 5 de março de 2010

HTPC 04-03-10

HTPC – 5ª Feira
Grupos de estudos e compartilhamento:
Tempo: 2 horas
Objetivo:
• Aprofundar conhecimento;
• Estabelecer interação entre as áreas;
• Planejar as aulas.
Competência e habilidade:
• Estabelecer relações entre as séries.
• Estabelecer relações entre as disciplinas.
• Trabalho em equipe.
Desenvolvimento dos grupos de estudo:
1. Apresentação da dinâmica pelo professor coordenador.
2. Divisão dos grupos
3. Apresentação de uma síntese ao grupo o que foi discutido.
Professores de Apoio:
• Primeiras impressões
• Apontar as competências e habilidades.
• Troca de idéias e experiências
• Planejar as primeiras aulas
Professores por disciplinas:
• Primeiras impressões
• Pontos positivos da 1ª situação de aprendizagem ou atividade diagnóstica.
• Pontos negativos da 1ª situação de aprendizagem ou atividade diagnóstica.
• Quais as semelhanças entre as sérias? O que chamou atenção na discussão?
• Quais diferenciais entre as séries? Houve adaptações? Quais?
• Trocas de idéias e experiências.
Material:
• Cadernos do professor
• Atividades aplicadas
• Revista de apoio professor e aluno
Bom trabalho!!!!

Produtos realizados após os estudos:

Professores de Português:
Primeiras Impressões:
Alguns alunos com mais facilidade, outros menos.
Pontos positivos: proposta melhor que o livro didático, pesquisa, internet, dicionário, filmes.
Pontos negativos: o material didático deveria vir o kit do professor, CD, Música, filmes.
Semelhanças: A sequência de conteúdos.
O que mais chamou a atenção: Os conteúdos trabalhados não trazem novidades, pois o profº, já trabalha os mesmos.
Adaptações: Não houve adaptações até o momento; com exceção as 8ªs da tarde.

Professores de História e filosofia:
1ªs impressões – certa rejeição, falta de interesse ( uma parte)
Pontos positivos: interesse e curiosidade.
Pontos negativos: falta de material em algumas classes.
Semelhanças entre as séries: imaturidade. Não percebem a importância da formação acadêmica.
O que chamou a atenção: alguns alunos possuem opiniões próprias.
Adaptações: 8ªs séries (fazer seus próprios textos).

Professores de matemática:
1ªs impressões: à noite maioria dos alunos retidos, eles contém o caderno pronto.
À tarde defasagem de conteúdo ( operações básicas). Manhã: percebemos um pouco de interesse.
8ªs séries: O conteúdo é diferente do ano passado.
Pontos positivos: caderno do aluno, conteúdo unificado, maioria dos alunos procuram fazer as lições e pontos negativos: Falta introdução, já possuem respostas, exercícios do caderno não correspondem ao livro didático.
Questões elaboradas sem muita sequência de conteúdo.
Semelhanças:enfoques diferentes – em conteúdos semelhantes.
Alunos percebem que já estudam no ano anterior.
Adaptações: A todo momento.

Professores de Física, biologia e ciências:
1ªs impressões: revolta geral e falta de postura (noturno), imaturidade (manhã)
Pontos positivos:Linguagem simples. Pontos positivos: adaptação, “muitas voltas”, falta dos conceitos formais.
Semelhanças: em geral não há diferenças.
O que chamou atenção? Muitos repetentes no noturno.
Houve adaptações: No noturno sim

Recuperação Paralela:
Impressões: Leitura, produção de texto, ortografia, as quatro operações, tabuada.
Pontos positivos: Motivação ( leitura, poesia), curiosidade, empenho, classe reduzida.
Pontos negativos: interpretação, ortografia, interpretação em problemas.
Semelhanças: Não são leitores, tabuada, multiplicação e divisão.
O que chamou a atenção: Buscam ajudar o colega, pontualidade.

Professores de Geografia:
1ªs impressões: Alguns alunos participativos e outros não.
Pontos positivos: caderno do aluno (mapas e gráficos), a maioria procura trazer as atividades.
Pontos negativos: salas sem materiais, alunos que não receberam os cadernos. Conteúdos semelhantes e repetitivos.
Semelhanças: interpretação e elaboração de textos. Sequência de conteúdos.


Professores de Inglês
1ªs impressões: Tendo em vista a pertinência dos temas abordados nos cadernos de algum modo se percebe a atenção nas discussões e a interação, dinamizando a aprendizagem.
Pontos negativos:Ausência de uma organização na apresentação de temas gramaticais, complicando o trabalho que não é capaz de alcançar as explicações necessárias pelo tempo insuficiente proposto.
Pontos positivos:Reconhecimento de cognatos; participação nas discussões, interações temáticas.
Semelhanças entre as séries: Os alunos percebem o seu próprio conhecimento; Ativa-se o potencial de dedução;A realidade que o cerca e a sua prévia bateria de informação é essencial no processo de aprendizagem.

Professores de Artes:

1ªs impressões: EF: alunos interessados, participativos, envolvidos com a disciplina. EM: (1ºs anos do noturno) pouco participativos.
Pontos positivos: envolvimento com as atividades propostas.
Semelhanças entre as séries: sequência da diversas linguagens (artes visuais, teatro, dança, música).
O que chamou a atenção? Imagens que facilitam a leitura das linguagens.
Adaptações: Não houve tempo hábil para diagnosticar, exceto nos 1ºs anos do EM noturno.

Nenhum comentário: