terça-feira, 23 de junho de 2009

Tema 6 - O trabalho pedagógico com os temas transversais na escola

Grandes Temas da Atualidade.
O prof. Dr. Ulisses F. Araújo começa seu discurso com um comparativo histórico, mostrando peculiaridades da escola de antigamente, mais precisamente do século XVII. Segundo o palestrante, neste período, o ensino era tratado de forma individual e unilateral, sendo restrito apenas à aristocracia. Após a resolução educacional, o poder público, definitivamente, assume a responsabilidade de gerenciar o ensino, até então, visto como uma atribuição de órgãos religiosos.
Apesar de ser ministrado pelo governo, o ensino ainda apresentava um caráter excludente, pois como observamos no slides mostrados pelo professor, eram poucas as pessoas que tinham acesso a tal benefício, sendo que a mulher não podia frequentar uma sala de aula convencioanl. Uma características de tal época, ainda presente nos dias de hoje, é o fato do professor trabalhar como o detentor do conhecimento. Naquela ocasião, poucas pessoas tinham acesso à leitura, pois a produção de livros era algo de custo muito elevado. Então o docente era considerado uma espécie de "Sábio" que teve o privilégio de ter o contato com tais produções escritas. É evidnete que na educação contemporânea, há uma facilidade bem maior em obter informações, mas tais paradigmas de "detentor do saber" ainda imperam, mesmo após a terceira revolução educacional, que garante uma democratização do ensino.
A partir dessa democratização, começa-se a estudar um outro fator vigente na educação do século XXI, a interdisciplinariedade. Por meio de Observações atentas, especialistas começam a entender a importânica dos vínculos entre uma disciplina e outra, mostrando-nos que alguns fenômenos, por exemplo, exigem a junção de conhecimentos variados.
Quando se fala em interdisciplinaridade, temos de prestar a devida atenção para não minimizarmos a disciplinaridade, pois ela, afinal, é uma conquista adquirida ao longo dos anos. Segundo o palestrante, o êxito está na união da transversalidade com a interdiciplinaridade. Há de se conhecimentos físicos e meta-físicos, estudados pelo homem ao longo dos anos, com os valores sociais, políticos, étnicos e ambientais. Os temas devem perpassar o currículo tradicional escolar com o objetivo de mostrar ao educando a importãncia de tal junção com valores éticos e sociais.
De acordo com o prof. Dr. Ulisses F. Araújo, não se chegará a essa junção perfeita de conceitos, mantendo valores da escola tradicional, arraigados desde o século XVII. Para que nós consigamos ter êxito nesta questão, devemos tornar o aluno mais protagonista deste processo, fazendo uma ruptura com estigmas passados que norteiam o professor como único detentor do conhecimento.
professores:
Eder
Antonio
José Marcio
Denise
Tamara

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