terça-feira, 23 de junho de 2009

Tama 5 - Os grandes números: Códigos de identificação e notação científica.

E.E.Antonio Messias Szymanski
Programa de Apoio à Continuidade de Estudos – 2009
Grandes Temas da Natureza
Coordenadora do Programa: Maria Aparecida Magnani
Síntese da Vídeo-conferência realizada no dia 21 de maio
Tema 5 – Os Grandes Números: Códigos de Identificação e Notação Científica
Palestrante: Professora Maria Eliza Fini ( Consultora da Secretaria da Educação de São Paulo na Área de Matemática ).


Introdução:

A Matemática está presente em todos os assuntos da atualidade, bem como em índices, tabelas, taxas, gráficos, etc.
A videoconferência aborda dois temas da segunda revista do Guia do Estudante e Atualidades 2009.

Tema 1 – Controle dos códigos de identificação.
A proposta de Maria Eliza Fini é apresentar este tema em 6 aulas.

Competências e Habilidades
Espera-se que, ao terminar o estudo deste tema, o aluno melhore o seu desempenho em:
- Ler e interpretar textos, tabelas, fórmulas e códigos.
- Efetuar cálculos com adição, multiplicação, uso de parênteses em frases matemáticas e utilização da potência de 10.
- Resolver equações do 1° grau.
- 1° grau.
- Resolver problemas: cálculo mental e uso da calculadora.
- Utilizar a linguagem algébrica para ler e escrever um algoritmo.

A proposta das aulas seria identificar a presença de códigos de identificação em vários ramos, como por exemplo: Certidão de Nascimento, RG, CPF, CEP, Código de Barras, N° de Cheques, etc.
Vivemos rodeados de códigos no nosso cotidiano. Esses códigos podem ser controlados, identificados e corrigidos quando necessário. Por exemplo: CPF – 879.364.961-08, os dois últimos dígitos 08 são os dígitos de verificação.
Os códigos são gerados pela ISBN (International Standart Book Number) e pelo EAN (European Article Number).


Tema 2 – Notação Científica
A proposta é apresentar este tema aos alunos em 4 aulas.
Competências e Habilidades
Espera-se que o aluno, ao final dessa etapa:
- Estime e compare características e dimensões espaciais de corpos celestes ( tamanhos e distâncias).
- Identifique linguagem científica, nomes, símbolos, e outras representações relativas às medidas de grandezas físicas.
- Domine a escrita de números em notação científica para expressar valores muito grandes ou muito pequenos.
- Efetue cálculos envolvendo potência de 10.

Chamamos de notificação científica a linguagem como padrão internacional para comunicar a representação de números. Exemplos:

152000000000 metros ( distância da Terra ao Sol )
152000000000 = 152.109 =1,52.10².109 = 1,5211 m.
0,0000025metros: (tamanho de uma célula)
0,0000025m = 25/107 = 25.10-7 = 2,5.10.10-7 = 2,5.10-6 m.

A Notação Científica faz uso das potências de 10. Na Notação Científica, o resultado da multiplicação por uma potência de 10 é sempre colocado como um número entre 1 e 10 (maior ou igual a 1 e menor que 10) multiplicado pela potência.

Observamos que as calculadoras em geral, apresentam resultados de operações com pequenos e grandes números, como nos exemplos à seguir:

0,00000005 = 5,0E-8
1023 = 1,0E23







Realizado pelo Professor ANTONIO MASARU YOKOTA.

Nenhum comentário: