quinta-feira, 27 de maio de 2010

A MATEMÁTICA NO GUIA DE ESTUDANTE ATUALIDADE

A MATEMÁTICA NO GUIA DE ESTUDANTE ATUALIDADE
MARIA ELISA FINI

- A matemática não é um assunto direto no guia, no entanto está nele como linguagem (gráficos), conceitos (índices) e procedimentos.
- Alguns exemplos: escala Richter X escala logarítmica, som, Ph, código de barra X código de identificação (RG, CPF, Contas), notação científica (números grandes/pequenos), IDH;
- Apesar de nem todos os assuntos tratados em Matemática estarem inclusos no currículo do 3º ano, eles devem ser trabalhados devido a sua importância cultural, pois estão presentes no cotidiano social;
- Os alunos devem saber ler, analisar, interpretar, inferir informações apresentadas sob diferentes formas (gráficos, tabelas, info-gráficos), pois estas formas substituem os textos escritos e são muito utilizadas nos diversos meios de comunicação;
- O aluno deve conhecer os tipos de gráficos possíveis na apresentação de informações como: gráfico de coluna para dados populacionais, barras quando existem longas frases a serem escritas, linhas para série temporal, setores para informações dependentes do total;
- Nos diversos textos, pode-se utilizar os dados populacionais para comparação, arquitetura e engenharia para enriquecimento na área de geometria, ou seja, não necessariamente precisa ser um assunto relacionado à matemática, ela pode ser utilizada dentro de outros assuntos, basta saber retirar de textos sobre assuntos atuais os elementos que possam ser aproveitados nas aulas de matemática;
- As aulas também devem ser aproveitadas para sanar algumas deficiências apresentadas pelos alunos do 3º ano.
- Enfim, a matemática está inserida em todo o contexto do guia. Nós professores, devemos ser criativos na associação dos diversos temas ela.

Nenhum comentário: