quinta-feira, 8 de abril de 2010

HTPC - 08/04/2010

Argumentemos......

-Luta das profissões
- articulador “ São Pedro”
- Profissões

Desenvolvimento:

Cada participante receberá um papel com uma profissão escrita, o mesmo deverá incorporar esta profissão e criar argumentos para poder entrar no céu.

O articulador chamará dois profissionais, perguntando primeiro para o da direita: Porque você deve entrar no céu e não o outro?, ao terminar o articulador dá a palavra para o da esquerda que contra argumentará com o objetivo de vencê-lo. Os demais participantes serão os juízes e escolherão o melhor argumentador que competirá com o próximo, que o articulador escolher, até todos participarem e ficar apenas um. Que finalmente entrará no céu.

Formação:

- Vídeo: “ manipulado pela sociedade” - http://www.youtube.com/watch?v=niQUU7vTduI&feature=related

Divisão dos participantes em grupos de disciplinas ou equivalentes com no máximo 4 participantes.

Desenvolvimento:

Cada grupo responderá em consenso duas questões:

1- Quais o(s) programa(s)de TV que podem ser discutidos e/ou introduzidos como ferramenta de aprendizagem? De que forma?
2- Quais não são ferramentas de aprendizagem. Porquê? Como fazer o aluno refletir sobre o que é transmitido, diagnosticando a verdade da mentira, manipulação.

Apresentação dos grupos.

Grupo de Matemática:
1- Programa de esportes:
Para introdução dos conteúdos tais como:
-Estatistica
- Números inteiros
- Grandezas e medidas
- Porcentagens
- Probalidade
- Leitura e interpretação

2- Refletirmos que não há programas que não sejam totalmente ferramentas de aprendizagem, pois podemos aproveitar para fazer com que os alunos reflitam sobre verdades e mentiras, manipulações.

Grupo de História
1- programas jornalísticos e documentários.
Promovendo o conhecimento dos fatos, através de pesquisas e debates.
2- programas de auditório e reality show.
porque não traz conhecimento e não leva à reflexão.
Através da comparação.

Grupo de Português
1- Todos os programas com classificação livre podem ser usados, desde que seja feito uma análise quanto a "Essência" deste programa e o seu objetivo.
2- Mesmo programas que são apelativos e agressivos têm um ponto a ser trabalhado que seria a forma como o ser humano, a pessoa é usada como máquina de fabricar audiência e automaticamente dinheiro.

Grupo de Biologia e inglês.
1- A novela, soletrando.
Formas de se trabalhar.
Produção textual, debate, texto argumentativos
2- Horário eleitoral Gratuito, filmes violentos. Manipulação.

Grupo de Português e Geografia

1- Programas relacionados ao comportamento humano. ( discriminação/preconceito/diferenças sociais)
2- propagandasconsumismo:
Nem tudo o que passa na TV como propaganda é bom, é só para tentar convencer o consumidor a comprar o produto.

Nenhum comentário: