sexta-feira, 24 de abril de 2009

Grandes temas da atualidade: Tema 3: Leitura

Professora Zuleika de Felice Murrie



O leitor lê o que ele quer ler, tem esse direito, qualquer situação de leitura tem que haver interesse, fazer sentido para o leitor, no ambiente escolar não há situação de aprendizagem de como trabalhar este conteúdo, por exemplo Machado de Assis a leitura é importante tem que gerar fontes de interesse,no Ensino Médio os alunos são bastante resistentes a leitura. O leitor faz a leitura vertical, não lê frase por frase, e sim o sentido do texto.
Quanto ao material de apoio, o professor tem que entender como funciona,para que serve, saber quem produziu ele tem uma estrutura permanente extremamente complexa, os jovens não tem paciência de ler, independente da classe social ou formação, por isso este material pode parecer estranho, pois é fundamentalmente didático, está composto de textos para se aprender e não só para informar como uma revista comum, voltado para o vestibulando.
Esta geração de jovens estão muito envolvidos em assuntos ambientais, chegando a rotular o ser humano como predador, destruidor, entre uma árvore e um ser humano, é melhor salvar a árvore. No material podemos perceber que estes temas são fortemente trabalhados.
No contexto da escola, a literatura está associada ao nossa sentimento, o ser humano precisa da arte em sua vida, independente da sua classe social.
A literatura está morrendo pois está perdendo muito espaço para a mídia, ao invés disso ele tem que ser divulgada nesta mesma mídia, e não deixar literatura somente para literários, não dá pra passar a vida sem ler Machado de Assis, é um direito de todos.
A literatura faz sentido em todas as disciplinas e não só para o professor de Língua Portuguesa, se não tiver conteúdo e conhecimento você não consegue iniciar um leitura com sua classe.
Este ano o Saresp vai entrar com História e Geografia, mapa também é uma forma de leitura, precisamos aprender a ler mapas, a leitura incorpora conhecimento desenvolvendo múltiplas competências para ser um bom leitor.
O debate em sala é uma questão fundamental na escola, pois não tem que só ler e escrever, tem que trabalhar a fala e a oralidade, não precisa necessariamente escrever para aprender.
Em Portugal quando houve a reformulação do ensino, uma das propostas era ler textos e discutir sobre eles, ou seja, debater.
È preciso criar centros de interesse, debater temas, fundamental é o professor ler o tema antes de propor para a sala, para conduzir bem a leitura e o debate, estar muito bem preparado e formular perguntas instigantes para maior envolvimento da sala, os alunos sabem quando um professor preparou uma aula, domina o assunto e está realmente preparado para aquele momento.
O conhecimento nunca acaba, não é porque se formou que parou o aprendizado, ele é contínuo e dinâmico, cada dia é cada dia, assim como escola, alunos e aula, não há se quer uma aula igual a outra, a questão é que o professor precisa de tempo para se preparar, ou seja, para ler pois tratamos de temas tranversais e os professores são interdisciplinares.
A leitura é uma questão do sujeito e não do objeto, o que eu posso fazer para interagir melhor na sociedade.
A competência leitora é importante para o dia a dia, para preencher um imposto de renda, ler e interpretar um contrato antes de assinar, preencher devidamente qualquer tipo de formulário ou curriculum, para isso devemos empolgar um qrupo de leitura assim como num jogo de futebol.
O professor tem que aprender a antecipar o assunto com a leitura da capa, alcançamos melhor os alunos com a narrativa, porque faz parte da nossa vida, vivemos uma narrativa, temos que aprender a separar fato de opinião.
Na questão da matemática, ela tem um código próprio, podemos perceber a dificuldade a dificuldade dos alunos em interpretar o enunciado de um exercício pela falta do hábito da leitura, temos que aprender a compreender textos, há conceitos embutidos em cada palavra para cada disciplina diferente em diversos contextos.
Aprendizagem é uma reformulação das hipóteses inicialmente levantadas aontes da leitura de um determinado textos ou artigo, todos que lêem criam, e a criação é como a opinião, não há certa ou errada, tem que haver ousadia, afinal “só erra quem faz”, colocar meu conhecimento no desenvolvimento coletivo.
A leitura tem que ser bem orientada pelo professor, pois nossas crianças estão expostas há um mundo de informações, e a uma mídia completamente erotizada.
O professor da rede tem que querer fazer acontecer, a escola pública tem uma grande responsabilidade social e política, é um espaço para se apaixonar pelo ofício, e contribuir para uma nação melhor.
Professores:
Denise,
José Marcio
Eder,
Masaru
Tamara



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