quinta-feira, 25 de março de 2010

HTPC 5ª Feira

Pauta HTPC
5ª feira- 25/03/2010.


Tempo: 2 horas
Tema: Situação de produção: O que dizer? Como? Para quem? Com que intenção?
Objetivos:
Aperfeiçoar o ensino da leitura e da escrita como prática social.
Identificar os pressupostos teóricos que embasam as práticas.
Desenvolvimento:
- Organização do ambiente;
- Ouvir o que os participantes tem a dizer sobre o tema:
-Mulheres: Gosto de ser mulher quando... e Não gosto de ser mulher quando...
-Homens: Gosto nas mulheres... e Não gosto nas mulheres...
- Ampliação do repertório – baseado na audição e na análise das diferentes letras de músicas. A cada música escutada . Qual a relação com mulheres que conhecem?
- Possibilitar a leitura de imagens, mobilizando o grupo para a situação de produção.
- Criar uma situação imaginária de produção ( o que quero dizer? Como? Para quem ler? Com que intenção? Onde circulará?
- Apresentação da situação de produção:
A revista “M” é uma publicação dirigida às mulheres a partir dos 30 anos e tem como foco questões culturais e da atualidade. Moda, culinária e relacionamento não são temas abordados na revista.
A editora convidou poetas, articulistas e escritores para participar da edição especial em homenagem ao dia internacional da mulher.
- divisão dos 6 grupos
- distribuição das situações:
- Leitura dos textos pelos grupos.
Material:
Letras de músicas, cartazes, livros, objetos femininos, computador




Vitoriosa – Ivan Lins

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza

Quero toda sua pouca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além,
E ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa

Que a vida pode ser maravilhosa...


Ovelha Negra – Rita Lee

Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Uh! Uh!...

Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...

Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não!
Oh! Oh! Ah!
Tchu! Tchu! Ah! Ah!...

Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Han!! Han!...

Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...

Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não!
(Ovelha Negra da Família!)
Tchu! Tchu! Tchu!
Não! Vai sumir!...


Mulheres de Atenas – Chico Buarque

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem, imploram
Mais duras penas
Cadenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas
Quandos eles embarcam, soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam sedentos
Querem arrancar violentos
Carícias plenas
Obscenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar o carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas
Helenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas
Morenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos, heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos, orgulho e raça de Atenas

1 Situação:
Você é um poeta consagrado. A editora da revista pede que você escreva um poema para seção “Ofício de Poeta”. Solicita ainda, que o poema revele o seu olhar de mulher sobre as questões femininas, as lutas, as conquistas, os impasses da mulher no mundo atual.

“Quem é essa Mulher?”

Quem é essa mulher que teve forças para lutar pela igualdade?
Igualdade com sinônimo de independência!

Quem é essa mulher que ocupou todos os espaços, que tem a liberdade de se expressar, que tem o mundo conquistado?

Sabemos quem é essa mulher!
Mulher que não deixou de ser filha, esposa e mãe.
E que consegue manter todas suas vitórias.

Sabemos quem é essa mulher, que guerreira como é, consegue manter todas as conquistas, apesar de todos os sacrifícios.

Mas quem é essa mulher?
Incansável, superior, já sabemos quem ela é.


2 Situação
Você é um articulista requisitado por vários jornais. A editora da revista pede que você escreva um artigo de opinião, para a seção “ ponto de vista”. Faz algumas sugestões que considera de interesse das leitoras. Cuidados da casa: Serviço militar?
Homens preferem as “Amélias”? (que eram mulheres de verdade)
As mulheres de hoje são mais independentes que suas mães?
Meninos e meninas devem ser educados da mesma forma?

Grupo I - Ponto de Vista

Era comum ouvir frases como: “Essa profissão é pra homem”, “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”, “Você está velha para casar”, “Vai ficar pra titia”, enfim frases com um tom machista faladas pelas próprias mulheres.
As mulheres conquistaram seu lugar e hoje são mais independentes, curiosas, competitivas, são mulheres provedoras e essa liberdade não tem preço.

Grupo II –

As mulheres de hoje são mais independentes que suas mães.
Apenas um retrato.
Num mundo globalizado, multi-informativo é obrigatório que as mulheres em maiorias e tornem mais independentes que suas mães, tudo evolui, caminhando para novas profissões, acupações.
Um lar estagnado é uma instituição em déficit.





3 Situação
Você é um memorialista. A editora da revista pede que você escreva para a seção “ memórias de Mulheres”. Explica, contudo, que não quer as memórias de uma mulher que tem notoriedade, fama, quer tenha ocupado cargos políticos. Quer as memórias de uma pessoa comum, do povo, que revele através de suas memórias, as lutas, dificuldades e conquistas da mulher nos últimos anos.

Grupo I – Sonho Desmoroando

Quantas mulheres nos seus vinte e poucos anos, sonharam em estar diante de crianças ouvintes de seus ensinamentos para a vida, para se tornarem cidadãos cumpridores de seus deveres e merecedores dos seus direitos.
Vão para o magistério, se formam e iniciam sua jornada de luta e labuta, mas o tempo passa, turmas se renovam e se deparam, no decorrer do tempo com situações impostos e complicadas, que fazem, no fundo, bem lá no fundo cair num sentimento de arrependimento.
Não se sabe se por obra do destino sentem-se de mãos atadas vivendo momentos de tortura, submissão, alvo de autoritarismo e, até mesmo rotuladas de incompetentes por não atingirem o objetivo que não é seu mas, daqueles que querem vê-las catando lata na fila do desemprego.
É muito triste pensar que muitas mulheres que sustentavam sua família com seu salário de professora se deparem com uma situação de dormir e acordar sem saber o que fazer para dar conta das suas contas. Não é uma, não são duas, são muitos que hoje necessitam de um novo emprego, pois o de antes, fica na memória e alguns ainda aplaudem de camarote.

Grupo II – Memórias da Educação.

Lembro-me como se fosse hoje: ainda era magra, sorridente e feliz, mal sabi9a o que me esperava pela frente.
Andava pela estrada de chão batido e descalça, levando quase uma hora para chegar na escola – meu destino- “ a primeira escola que lecionei”.
Encontrava com meus alunos sorridentes, receptivos, tudo era maravilhoso, mas tive a idéia de ir para a capital, para uma cidade chamada Mauá. Lá, havia: ônibus, asfalto, energia elétrica, água encanada e todo conforto de uma cidade. Mas quando entrei em sala de aula “meu mundo caiu”.
Aqueles jovens bonitos também sorridentes – detalhe: o sorriso não era para mim mas sim de mim. Que tristeza! Foram longos anos de decepções e decepções. Existia até um tal de bônus que ouvia falar mas não recebia porque tinha uma tal de meta que a escola nunca cumpria.
Bem, hoje, sinto-me vitoriosa sentada em minha cadeira de balanço lembrando de outrora do interior, claro! Porque da cidade quero distância.

sexta-feira, 5 de março de 2010

organogramas das novas competencias Perrenoud









HTPC 04-03-10

HTPC – 5ª Feira
Grupos de estudos e compartilhamento:
Tempo: 2 horas
Objetivo:
• Aprofundar conhecimento;
• Estabelecer interação entre as áreas;
• Planejar as aulas.
Competência e habilidade:
• Estabelecer relações entre as séries.
• Estabelecer relações entre as disciplinas.
• Trabalho em equipe.
Desenvolvimento dos grupos de estudo:
1. Apresentação da dinâmica pelo professor coordenador.
2. Divisão dos grupos
3. Apresentação de uma síntese ao grupo o que foi discutido.
Professores de Apoio:
• Primeiras impressões
• Apontar as competências e habilidades.
• Troca de idéias e experiências
• Planejar as primeiras aulas
Professores por disciplinas:
• Primeiras impressões
• Pontos positivos da 1ª situação de aprendizagem ou atividade diagnóstica.
• Pontos negativos da 1ª situação de aprendizagem ou atividade diagnóstica.
• Quais as semelhanças entre as sérias? O que chamou atenção na discussão?
• Quais diferenciais entre as séries? Houve adaptações? Quais?
• Trocas de idéias e experiências.
Material:
• Cadernos do professor
• Atividades aplicadas
• Revista de apoio professor e aluno
Bom trabalho!!!!

Produtos realizados após os estudos:

Professores de Português:
Primeiras Impressões:
Alguns alunos com mais facilidade, outros menos.
Pontos positivos: proposta melhor que o livro didático, pesquisa, internet, dicionário, filmes.
Pontos negativos: o material didático deveria vir o kit do professor, CD, Música, filmes.
Semelhanças: A sequência de conteúdos.
O que mais chamou a atenção: Os conteúdos trabalhados não trazem novidades, pois o profº, já trabalha os mesmos.
Adaptações: Não houve adaptações até o momento; com exceção as 8ªs da tarde.

Professores de História e filosofia:
1ªs impressões – certa rejeição, falta de interesse ( uma parte)
Pontos positivos: interesse e curiosidade.
Pontos negativos: falta de material em algumas classes.
Semelhanças entre as séries: imaturidade. Não percebem a importância da formação acadêmica.
O que chamou a atenção: alguns alunos possuem opiniões próprias.
Adaptações: 8ªs séries (fazer seus próprios textos).

Professores de matemática:
1ªs impressões: à noite maioria dos alunos retidos, eles contém o caderno pronto.
À tarde defasagem de conteúdo ( operações básicas). Manhã: percebemos um pouco de interesse.
8ªs séries: O conteúdo é diferente do ano passado.
Pontos positivos: caderno do aluno, conteúdo unificado, maioria dos alunos procuram fazer as lições e pontos negativos: Falta introdução, já possuem respostas, exercícios do caderno não correspondem ao livro didático.
Questões elaboradas sem muita sequência de conteúdo.
Semelhanças:enfoques diferentes – em conteúdos semelhantes.
Alunos percebem que já estudam no ano anterior.
Adaptações: A todo momento.

Professores de Física, biologia e ciências:
1ªs impressões: revolta geral e falta de postura (noturno), imaturidade (manhã)
Pontos positivos:Linguagem simples. Pontos positivos: adaptação, “muitas voltas”, falta dos conceitos formais.
Semelhanças: em geral não há diferenças.
O que chamou atenção? Muitos repetentes no noturno.
Houve adaptações: No noturno sim

Recuperação Paralela:
Impressões: Leitura, produção de texto, ortografia, as quatro operações, tabuada.
Pontos positivos: Motivação ( leitura, poesia), curiosidade, empenho, classe reduzida.
Pontos negativos: interpretação, ortografia, interpretação em problemas.
Semelhanças: Não são leitores, tabuada, multiplicação e divisão.
O que chamou a atenção: Buscam ajudar o colega, pontualidade.

Professores de Geografia:
1ªs impressões: Alguns alunos participativos e outros não.
Pontos positivos: caderno do aluno (mapas e gráficos), a maioria procura trazer as atividades.
Pontos negativos: salas sem materiais, alunos que não receberam os cadernos. Conteúdos semelhantes e repetitivos.
Semelhanças: interpretação e elaboração de textos. Sequência de conteúdos.


Professores de Inglês
1ªs impressões: Tendo em vista a pertinência dos temas abordados nos cadernos de algum modo se percebe a atenção nas discussões e a interação, dinamizando a aprendizagem.
Pontos negativos:Ausência de uma organização na apresentação de temas gramaticais, complicando o trabalho que não é capaz de alcançar as explicações necessárias pelo tempo insuficiente proposto.
Pontos positivos:Reconhecimento de cognatos; participação nas discussões, interações temáticas.
Semelhanças entre as séries: Os alunos percebem o seu próprio conhecimento; Ativa-se o potencial de dedução;A realidade que o cerca e a sua prévia bateria de informação é essencial no processo de aprendizagem.

Professores de Artes:

1ªs impressões: EF: alunos interessados, participativos, envolvidos com a disciplina. EM: (1ºs anos do noturno) pouco participativos.
Pontos positivos: envolvimento com as atividades propostas.
Semelhanças entre as séries: sequência da diversas linguagens (artes visuais, teatro, dança, música).
O que chamou a atenção? Imagens que facilitam a leitura das linguagens.
Adaptações: Não houve tempo hábil para diagnosticar, exceto nos 1ºs anos do EM noturno.

HTPC 25-02-10

Pauta de HTPC
25/02/2010 – 5ª Feira


Tema:
Competências para ensinar

Objetivo:
Proporcionar ao professor subsídios para aprimoramento da prática.

Competências e Habilidades:
- Observação;
- Leitura e interpretação;
- Esquematização de estudo.

Atividades:
- Apresentação da 7 competência a partir de um organograma.
- Leitura da 7 competência
- Distribuição dos capítulos
- Execução dos organogramas
- Texto Introdutório.

Materiais:
- data show
- papel craft
- Canetas e canetões.
- sulfites.
- Lousa.