sábado, 19 de setembro de 2009

Pauta de HTPC - 22/09/09 – 3ª feira

Leitura:
“A criação e a culpa” – Mário Prata.

Situação-problema:
- O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta.

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Reflexão das problematizações.

Atividades:

· Oficina:
Comparar através de um quadro o uso das atividades de cópias, ditados e leitura oral em sala de aula.
Os professores colocarão no quadro apresentado a eles, individualmente, seus apontamentos: ensino tradicional e do ensino para resolução de problemas das atividades de: cópia, ditado e leitura oral.
Logo depois, será apresentada a versão de estudiosos sobre o assunto.
Divisão de grupos de leitura e apontamentos para explanação dos mesmos para os demais professores.
Pedir-se-á ao professor que faça o registro reflexivo sobre sua comparação inicial e aquela que fora apresentada pelos estudiosos.

Material utilizado:
Texto: “A criação e a culpa”.
Quadro “Análise comparativa”
Texto: “O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta na escola”.
Textos: Ler em voz alta... Para quê? Quando?
Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?
Verdades e mentiras sobre a cópia.
Quadro “Reflexão da análise comparativa”.

PC/EM - Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 21/09/09 – 2ª feira

Leitura:
“Magia e milagre da palavra” – Frei Betto.

Situação-problema:
- O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta.

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Reflexão das problematizações.

Atividades:

· Oficina:
Comparar através de um quadro o uso das atividades de cópias, ditados e leitura oral em sala de aula.
Os professores colocarão no quadro apresentado a eles, individualmente, seus apontamentos: ensino tradicional e do ensino para resolução de problemas das atividades de: cópia, ditado e leitura oral.
Logo depois, será apresentada a versão de estudiosos sobre o assunto.
Conjuntamente a versão pedir-se-á ao professor que faça o registro reflexivo sobre sua comparação inicial e aquela que fora apresentada pelos estudiosos.
PC/EM - Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 15/09/09

Leitura:
- Texto: “A encomenda” – Ruy Fabiano

Tema:
- Competência Leitora.

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Aquisição de competências Leitoras.

Atividades:
- Leitura do texto: “Competência Leitora”
- Proposta Curricular do Estado de São Paulo: IV. Prioridade para a competência da Leitura e da escrita.
- Discussão: A PCOP Heloisa Amaral tem razão em sua discussão? Há articulação da competência leitora, conforme é colocado na proposta?
- Quadro de desenvolvimento de atividades envolvendo a competência leitora das disciplinas.

Avisos:
Redação do Simulado: Tema: “envelhecer na família e na sociedade” - dignidade e respeito, memória da família. 6ª, 8ª e 3º. Quinta-feira, na 2ª aula de cada período.
ASSUNTO 1: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO Rede 212/09 – 11/09/09
Favor divulgar a mensagem seguinte para toda a Unidade Escolar: “O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um órgão da Secretaria da Casa Civil responsável por desenvolver políticas de gestão documental para o Estado de São Paulo, bem como preservar e dar acesso à documentação de caráter histórico sob a sua guarda permanente”. Esta “instituição possui um núcleo de Ação Educativa, que desenvolve atividades voltadas para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e para professores. Recentemente, o Núcleo de Ação Educativa, desenvolveu uma exposição virtual sobre os 30 anos da Anistia no Brasil, que apresenta um panorama deste período da história brasileira”. Os arquivos a seguir, descrevem brevemente o conteúdo pormenorizado destas atividades e podem ser consultados também para outras pesquisas: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revistas e http://arquivosestado.sp.gov.br/esposicao_anistia.php .
ASSUNTO 5: CONCURSO “FUTURIDADE AGORA” – rede 213-09 – 14/09/09
Solicitamos divulgar e incentivar junto aos alunos o curso “Futuridade Agora”:
Concurso de Produção de Texto: Alunos do Ciclo II e Ensino Médio que efetivarem a adesão ao presente concurso.
Concurso Artístico: Alunos do Ciclo I (1º ano e 1ª à 4ª séries) do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino que efetivarem a adesão ao presente concurso.
Período: Agosto a outubro de 2009.
Tema: “Envelhecer na família e na sociedade”. - dignidade e respeito;- memória da família.
Categoria: a)Produção de Texto: Artigo de Opinião b)Artística: Desenho
Esclarecimentos sobre este Regulamento poderão ser solicitados ao Centro de Referência em Educação “Mário Covas” por meio do e-mail: cremariocovas@fde.sp.gov.br e também no site da D.E. http://demaua.edunet.sp.gov.br você encontra o modelo de ficha de inscrição, cronograma e informações adicionais para o concurso Futuridade Agora.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tema 9 - Literatura na Escola

Relatório - Videoconferência 9 – Literatura na Escola
Palestrante Professora Regina Zilberman




O tema básico desta videoconferência é sobre a literatura no ensino médio, sua importância como base para os alunos durante esse período.
Primeiro Período: Colonial e Monárquica – formação das classes superiores e isto na verdade não se modifica até hoje. Ainda temos um ensino médio mais voltado para um estudo elitista (voltado para os vestibulares).
O ensino no Brasil não era obrigatório, somente na década de 1930 é que ele passa a ser obrigatório.
Depois, se modifica com o aparecimento de escolas particulares, na década de 1970.
A LDB em 1996 dá as denominações a todo o ensino brasileiro. O ensino médio passa a ser obrigatório para o aluno brasileiro que a princípio, ao chegar nesta etapa, já está apto a trabalhar, já estando formado.
A necessidade do aluno passar no vestibular é o que está no horizonte do professor. Daí, os professores acabam passando por várias listas de livros brasileiros para estudar para os vestibulares.
A literatura no ensino médio, hoje guarda resíduos do passado mais marca uma certa dualidade, como uma preparação para o vestibular (isso no horizonte do professor) que o motiva ou não a prestar esse vestibular, daí a presença na história da literatura e no currículo e o outro ponto é a lista de livros indicados para o curso médio.
O professor do ensino médio em literatura se depara com jovens que preferem outras manifestações culturais, como cinema e quem mais gostam, são os jovens. Histórias em quadrinhos (os jovens tem essa experiência) que é bastante popular entre os jovens, como o rap, o funk, o pagode, e essa é a experiência que o jovem tem.
O jovem pode até não ler os livros indicados, mas eles lêem alguma coisa, com revistas, jornais, fanzines, fanfictions, etc.;
É importante valorizar a cultura do aluno.


Professores:
Denise
José Márcio
Masaru
Tamara
Éder