sexta-feira, 22 de maio de 2009

Terra : o planeta água

Videoconferência 4 -
Palestrante: Ghislene Trigo

A água é essencial para a vida, sem água não há vida, por isso é fundamental preservá-la, e é isso que mostra essa videoconferência.
O recurso da água é finito, pode se esgotar, causa disso é a má gestão que os seres humanos fazem disso. O problema não é a quantidade, mas sim de como se serve desa água, pois não é qualquer água que serve para o nosso uso.
70% do nosso planeta é formado por água. Nós consumimos somente a água doce, que representa somente 2,5%, pois os outros 97,5% são de água salgada.
Existem recursos também utilizados como a dessanilização da água salgada, mas é um processo muito caro, de difícil acesso para a maioria dos países.
Também, foi observado que 69,5% dessa água doce estão nas geleiras, tornado-se indisponível seu consumo e 30% de águas de subsolo.
Nosso país possui 15% de toda a água doce superficial do planeta, pois apresenta uma bacia hidrográfica muito rica, como a bacia do Amazonas.
Há uma grande diferença da distribuição da água doce no Brasil inteiro, pela questão natural, onde somente 25% desse volume é utilizado, sendo que nas regiões norte e centro-oeste estão em maior volume e na região nordeste, é onde se encontra a menor quantidade do total de água doce do nosso país.
Existem várias regiões pelo mundo, onde se encontra uma grande escassez hídrica, como no sul da Índia, norte da China ( onde utilizam 75% de seu potencial) e planícies da América do Norte. Outro tipo de escassez é o econômico, onde falta estrutura e vários conflitos que impedem incentivos do governo a essa questão da água para a população.
A agricultura, é o setor que mais consome água no mundo, seguido pelo setor doméstico e depois pela indústria.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a UNICEF, ambos órgãos da ONU, uma pessoa gasta de 20 à 50 litros diários de água para seu consumo, como beber, cozinhar, ou seja, manter uma higiene mínima.
Os Estados Unidos são os maiores consumidores de água no mundo, a média por habitante é de 600 litros diários, já o Brasil, gasta 200 litros por pessoa, enquanto na China são 100 litros e segundo a OMS, países com Gana, Moçambique, Nigéria e Angola, entre outros estão abaixo de consumirem 50 litros por habitante, onde em sua maioria, são países envolvidos em conflitos armados.

PC Jaquilene de Lima Luz
Professores:
Denise
Masaru
Tamara
José Marcio
Éder